30/07/2008

Menus Linux Educacional 1.0 e 2.0

Para manipular o Menu no Linux é necessário utilizar o pacote Kmenuedit, que em algumas distribuições já vem instalado, no Linux Educacional ele não vem instalado, por isso use o seguinte comando para instalá-lo:

# aptitude install kmenuedit

Ele estará disponível em:

Menu > Executar Comando...

Digite kmenuedit e tecle enter.

No Linux Educacional 1.0, os itens "Ministério da Educação" e "Hinos Nacionais" são do tipo Submenu os demais itens são do tipo Item, criados a partir do submenus acima citados. Basta deixar o Menu como o dos outros PCs, conforme o exemplo que segue:

No Linux Educacional 2.0, os Menus já estão criados, mas no caso de atualizar o Linux Educacional 1.0 para a versão 2.0, você terá que alterar alguns detalhes, pois o Conteúdo do MEC está organizado de maneira diferente nas duas versões.
Começarei pelo RIVED (Objetos de Aprendizagem), neste basta trocar as letras em maiúsculas por minúsculas do diretório rived.

Para os itens DVDs da TV Escola e Obras Literárias (Domínio Público), é necessário alterar os campos Nome e o Comando como destacados nas figuras abaixo:
Agora mova (arrastando) os itens alterados acima para fora de seus submenus originais, posicionando os conforme abaixo:

Para excluir os itens desnecessários, marque eles e clique em excluir.

Para salvar estas modificações, basta clicar no primeiro ícone e pronto, a figura abaixo mostra como ficará o Menu.

Os itens referentes aos Hinos Nacionais não necessitam de edição.
Agora vamos editar o Painel superior de atalhos.
Clique com o botão direto sobre o ícone do TV Escola e escolha Remover, repita a ação com o ícone do Dominio Público.

Clique novamente com o botão direito sobre o Painel, agora faça como mostra a figura (abaixo) para adicionar o Domínio Público corrigido, repita o processo para adicionar o TV Escola.

Se desejar colocar os ícones na ordem original, clique com o botão direito sobre o ícone que deseja movimentar, e escolha a opção Mover Botão ... movimente o mouse até a posição que deseja posicioná-lo e clique com o botão esquerdo.

Pronto seu Painel ficará com essa aparência:


PS:
No caso de reinstalação do sistema Linux Educacional 2.0, onde o PC de origem veio do MEC já com a versão 2.0, basta copiar a pasta /home/ConteudoMEC/ que os atalhos funcionaram sem problemas.

2 comentários:

Luciano disse...

Olá amigo!
No caso de ser instalação do LE 3.0?
Aconteceu o seguinte: computadores do pregão 45/2007 que tinham o LE 2.0 foram atualizados pro LE 3.0 através de CD.
A versão do LE 3.0 em CD não tem os jogos (KMine, GCompris, entre outros).
Li no blog e no site LinuxEducacional, que é só copiar a pasta CONTEUDOS MEC para o computador que desejar.
Porém, nenhum arquivo funciona, e não há entrada pros jogos no Menu.
Também, arquivos pra serem usados com o WINE, só funcionam quando estão em uma pen drive; quando copiados pro HD da máquina, eles deixam de rodar.
Gostaria de instruções, tanto pra fazer as modificações nos Menus do LE 3, versão CD, como pra funcionar os arquivos no HD da máquina.
Desde já agradeço,

Luciano Marques
NTE - Três Corações / Minas Gerais

Eoil Jr disse...

Olá Luciano!
Se eu entendí, você está com 2 problemas diferentes, vou te contar como eu resolvi eles em meus laboratórios.
Um é a falta da pasta CONTEUDOS MEC, para resolve-lo eu apenas copio, por rede (http://eoil.blogspot.com/2008/06/recuperar-material-do-mec-do-linux.html) ou HD externo, essa pasta de um Computador que veio do MEC que tem ela. Os Menus referentes a esta pasta já existem e não precisa ser editado.
O outro é a falta de alguns aplicativos quando instalado pelo CD. Eu comparei os pacotes instalados pelo DVD e pelo CD (dpkg -l) e baixei os pacotes faltantes manualmente (http://eoil.blogspot.com/2008/10/instalar-pacotes-linux.html) e coloquei em um pendrive e após finalizada a instalação do CD eu instalo manualmente (dpkg -i *.deb), os menus destes aplicativos são criados durante esse processo.
Vou Detalhas os passos em uma postagem específica da diferença entre as instalações do LE 3.0 do CD e do DVD e depois posto aqu