03/12/2008

Erro no carregamento do Linux Educacional

Atualizada em 21/10/2009

Se você já se deparou com uma falha no carregamento do Linux Educacional, onde ele sai da tela de carregamento e mostra o terminal com um monte de mensagens e no final aparecer (Control+D), é sinal que o fsck (scandisk do linux) já foi executado automaticamente e não conseguiu resolver o erro. Ele então está solicitando que você execute manualmente o fsck.

Importante, NÃO TECLE O CONTROL+D.

Para executar manualmente, basta digitar a senha do root, que o prompt estará disponível para a manutenção do sistema.
Para usuários do Linux Educacional, a senha pode ser conseguida entrando em contato com o NTE de sua região ou NTM de sua cidade.
Antes de prosseguir é necessário identificar qual a partição apresentou o erro. Basta achar a palavra fail no lado direito da tela e no início dessa linha vai aparecer qual a partição estava sendo checada, exemplos: /dev/sda1, /dev/hda1, /dev/...
Agora que você identificou a partição, siga o exemplo:

# fsck.ext3 -fy /dev/hda1
               \________/

Partição
Identificada


Ao final da checagem ele exibirá:

# ******** REBOOT LINUX ********

Obedeça ele, digite:

# reboot

Está pronto e solucionado, a menos que seja um problema mais "cabeludo".
Já me aconteceu de ter que repetir o processo em mais de uma partição, o que não chega a ser "cabeludo", apenas repita o processo, na outra partição em que aconteceu a nova falha (fail).

;-)

17 comentários:

Unknown disse...

nossa, você me ajudou muuuuuuuuuuuito com esse exemplo, nem tenho como agradecer, obrigadãoOOO...
thaís de Volta Redonda-RJ

Eoil Jr disse...

Oi Thais.
Fico feliz em ter sido útil
Agora já sabe, se precisar de um quebra galho, chama o... SEVERINOOOOOO

Ivonety disse...

Ola! Severino fiz o passo passo mas não obtive resultados, as partições estão realmente cheias e naum consigo iniciar o sistema, existe outra maneira deletar os arquivos?

escola esperanca disse...

OLA SEVERINO!
ME CHAMO FABIANA E TRABALHO EM UMA ESCOLA EM ESPERANÇA DO SUL -RS. TEMOS LABORATORIO DE INFORMATICA NA ESCOLA DO PROGRAMA PROINFO TODOS NO SISTEMA LINUX E, DEPOIS DE UNS 4 MESES DE USO 7 DAS 10 MAQUINAS ESTAO BLOQUEADAS APARECENDO NO VISOR A SEGUINTE MENSAGEM: XSESSION: WARNING: UNABLE TO WRITE TO/ TMP; X SESSION MAY EXIT WITH AN ERROR. VOCE SABE O QUE POSSO FAZER PARA SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA?
AGUARDO RETORNO.
FABIANA BOLL
ed.funda@bol.com.br

Samira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano disse...

Po Severino estou com um problema...
eu acho que em 5 tentativas o sistema do linux bloqueou..agora nao carrega o boot do linux o que eu
faço?

fernando disse...

eu tenho um problema quando mudei o hostname da maquina nao iniciou mais so da um erro de dcopserver nao posso formatar porque é um laboratorio da positivo

Unknown disse...

Boa noite severinooo estou com esse problema, vou verificar na quarta feira... inclusive o servidor apresenta diariamente isto.
Aproveitando e nem sei se é o local correto, já tentou usar windows nestas estações?
grato... edgarstuart

Daiany Ferrão Pires de Souza disse...

Muito obrigada pela dica!

EMERSON KIRA disse...

Severino me ajude ! Estou com o problema, o PC com o Linux educacional 3.0 liga mais na hora de carregar o Linux a barrinha trava no meio do caminho e nao anvaça ! Coloquei um CD de recuperação mais chega em uma hora que a imagem preta não avança e nao pedi nd pra mim restaurar no CD ! O que eu devo fazer ? Não sou muito experiente com Linux,kk, preciso formatar ? Não tem outra solução?

Eoil Jr disse...

Oi Emerson.
Desculpe-me pela demora.
Pelo teu relato pode ser 2 hipóteses:
1ª seu HD está comprometido, solução, trocar o HD;
ou;
2º o sistema está realizando o FSCK automático e se perde, solução, tente reinstalar o Linux Educacional 3.
Caso a instalação falhe, é realmente problema no HD.
Mas pode ser problema de congelamento, a diferença é que o computador não responde nada, para saber se esse é o caso, tecle algumas vezes a tecla Caps Lock ou Num Lock quando o computador parece travado. Se as luzes do teclado não piscarem, respondendo aos toques, o seu computador congelou. Ai pode ser várias coisas, mas uma limpada nos contatos da memória RAM (passar uma borracha para lápis nos contatos de cobre e depois um pincel), costuma solucionar o problema.

Unknown disse...

ai mano , meu nome e washington , meu problema e esse ... mas nao da pra min digitar root , ja tentei de todos geitos mas nao da ,e quando ru vou pelo control+D tbm nao da nada e volta pro mesmo erro ...o que eu faço , ajuda aew!

Unknown disse...

Severino, eu onsegui resolver o erro no carregamento do linux educacional(# fsck.ext3 -fy /dev/hda1), porém quando eu inicio e faço o login aparece uma janela com a seguinte mensagem: Could not start kstartupconfig. Check your installation.
quando eu clico em ok ele volta para a pagina de usuários.
Como resolvo?

Unknown disse...

qual a senha do root do linux educacional 3.0?

Unknown disse...

Ola boa tarde,estou aqui pq preciso de ajuda,comprei um pc e quando vou y ele o linux da erro aparece isso, ALERT! /dev/disk/by-uuid/c1df4a07-995f-499e-844d-daee3477ce9e does not exist. Dr opping to a shell!


BusyBox v1.13.3 (Ubuntu 1:1.13.3-1ubuntu11) built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.

(initramfs)_ alguem me ajuda pf nao sei oque fazer

Márcia disse...

Bom dia pessoal.
Sou professora de um laboratório com maquinas do pregao FNDE 83/2008.

O meu problema é o seguinte:

tem uma maquina q precisou trocar a placa mae e tb foi formatado o HD e com isso perdeu o arquivo q autentica o USERFULL. Por isso fica aparecendo aquela tela preta de 10 segundos pedindo p registrar o USERFULL.

Alguem poderia me ajudar a resolver esse problema?

Desde já muito obrigada.

CMar - cmar7777@gmail.com

Ana disse...

Severino o Linux instalado na máquina e o 5.0 educacional ele trava o mouse e da erro de internet no Firefox o que pode ser como solucionar