06/04/2009

Configurando a Rede (cabo/eth0) no Linux Educacional

Além do acesso à Internet, várias funcionalidades dependem que sua conexão de rede esteja devidamente configurada.
No Linux Educacinal (todas as versões), a rede já vem pré configurada pelo MEC, mas é recomendável que seja redefinida, podendo assim acessar, criar, editar e imprimir arquivos pela rede (entre outras funcionalidades).

Essa postagem tratará de configuração manual da placa eth0 (cabo), sem necessidade de DHCP.
Para configurar a conexão de rede no Linux Educacional, é necessário termos algumas informações em mãos, tais como: Gateway, DNS, e o Nome para o Computador (opcional, mas recomendável).

Acesse o Centro de Controle:


Clique no "+" ao lado de Internet & Rede e selecione Configurações de Rede, maximize a janela, para que a opção Modo Administrador fique visível, clique nela e digite a senha do root.

Clique sobre eth0 e depois em Configurar Interface, se a interface eth0 esteja com
Estado desabilitado, clique em Habilitar Interface.


Agora é que vem a diversão...
Lembra dos dados necessários citados anteriormente?
Esta na hora de usá-los.
Com base no seu Gateway (exemplo: 10.0.0.1) você vai estipular um Endereço IP para cada computador da sua rede, alterando o último conjunto de números, como no exemplo:
  • Micro01 = 10.0.0.101;
  • Micro20 = 10.0.0.120;
  • e assim sucessivamente.
Números altos de Endereço IP não costumam dar conflitos com as máquinas que necessitarem do DHCP (IP automático fornecido pelo roteador/gateway).

Selecione Manual e clique em Opções Avançadas.


Digite o Endereço IP, Escolha a Máscara 255.255.255.0 (exemplo), marque a opção Ativar quando o computador iniciar, digite o Broadcast 10.0.0.255 (exemplo) e o Gateway 10.0.0.1 (exemplo). Clique OK e Aplicar.


Mude para a aba Domínios (DNS) e digite o Nome do Computador no campo Host name.


Na parte Servidores de nomes, clique em Adicionar e na janela que abriu digite o DNS primário ou único. Caso tenha um DNS secundário repita essa etapa. Se não souber o DNS, digite o mesmo endereço que usou no Gateway (último recurso).


Para finalizar, clique em Aplicar e aguarde enquanto o rede é reinicializada.

Agora você, provavelmente, já deverá conseguir acessar a internet (conexão sem Proxy).
O ambiente de rede também já deverá estar acessível. Caso não esteja, verifique a configuração do Samba.

A configuração do Proxy e da Rede (wireless) eu posto em breve.

8 comentários:

hogrow disse...

Muito didático msm. Muito bom, só que não funciona!!!. Porque essas coisas acontecem com o Linux???? Deixo em dhcp, nao funciona. Como é dual-boot, reinicio pelo windows e nem precisa dizer que funciona. A placa é uma atlantsic detectada. Fixo o ip=192.168.254.253, gw=192.168.254.254 (meu modem), dns=(200.225.197.37,200.225.197.34) ele diz q o gw é inválido. Pqp isso nao funciona mesm???

Eoil Jr disse...

Oi Evaristo, desculpe a demora em responder.
Você está usando qual versão do Linux Educacional?
Sua máquina é um Desktop ou Laptop?
Dá uma olhadinha nesta outra postagem http://eoil.blogspot.com/2009/10/configuracoes-de-rede-via.html talvez ajude.

Anônimo disse...

Ola tudo bem? eu tenho pouca experiencia e estou tentando fazer funcionar a internet do linux educacional 3.0. Eu segui esse tutorial que vc. postou, mas quando eu clico em centro de controle e entro em configurações de rede como administrador não aparece a opção eth0 e ai eu fico sem saber como dar continuidade nessa configuração. o meu modem e roteado d-link 500b e tem um roteador d-link di-524 eu tenho um outro hd. com ubuntu e outro pc. com windows xp e eles conectam normalmente.Sera que vc. poderia me ajudar desde já agradeço a sua atenção.

Escola Terezinha Picoli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PROFª IVONE APARECIDA disse...

Olá,caro colega,oeil, Muito Obrigada pela dica, eu estava sem internet a dias. Já havia esperimentado diversas outras informações de como colocar IP fixo em uma máquina com SO Linux educacional 3.0 - que antes acessava a internet através do hoteador - wireless - DHCP automático - PROINFO e que por algum motivo desconhecido havia deixado de distribuir o sinal automático, mas nenhuma dica dava certo já estava desistindo quando encontrei as informações do seu blog. Foram ótimas e consegui acessar a internet nas 10 máquinas do Laboratório no qual sou professora. Parabéns pelas suas informações.

Unknown disse...

cara você é um gênio, suas dicas me ajudam bastante. sempre quando eu tenho um problema, é o seu site que sempre me ajuda.
valeu.

Andre disse...

São muito boas as dicas mesmo. Blog muito bom.
Mas tenho uma questão: já fiz de tudo e mais um pouco e tenho um único computador aqui no laboratório da escola que trabalho que não navega na internet. Ele diz estar conectado, os dados estão certinhos, mas não dá jeito de entrar na internet.
Você teria alguma ideia do que isso pode ser?
Não sou muito acostumado com linux, mas gostaria de aprender para realizar um bom trabalho.

Obrigado desde já.

Anônimo disse...

Olá boa tarde....
estava vendo seu blog e me ajudou com muitas coisas...porem ainda estou com um problema :/

estamos usando o Linux Educacional 5 aqui na escola onde trabalho em um telecentro.

pois bem na maquina "mestre" da sala onde a conexao é feita atraves de cabo, conseguimos fazer funcionar ta tudo ok, porem nas maquinas do telecentro elas reconhecem a conexao, aparentemente estao conectadas, mas não é possivel navegar na internet, pesquisei sobre o assunto e pelo que vi é dns...vc tem alguma ideia do que eu possa fazer para reverter essa situação ?
desde ja muito obrigado