30/09/2009

Problema com o audio do Linux Educacional

Essa eu descobri sem querer, durante a instalação do Linux Educacional 2.0 em um computador que não os enviados pelo MEC, pois esses tem CDs/DVDs de restauração.
Após a instalação bem sucedida, criei o perfil aluno (adduser aluno), pois o Linux Educacional 2.0 cria o perfil professor automaticamente, loguei o perfil professor e tudo certinho, quando loguei o perfil aluno para testá-lo, surgiu a seguinte mensagem de erro:


Não que eu seja um experte em linux ou em inglês, mas me chamou atenção a parte (Permission denied), que não é muito difícil de traduzir... lembrei então do que o Professor Leonardo da 4Linux disse no curso: "Tudo no Linux é um arquivo... e as permissões dos arquivos trarão muitos problemas e também muitas soluções", eita boca maldita... brincadeira.
A solução é simples, e por sua vez óbvia, basta dar permissão ao usuário criado (aluno no meu caso) para acessar os arquivos do grupo audio.
Você deve estar pesando... Não diga! Mostra logo como faz isso.
Só que já mostrei em outra postagem, que trata sobre criação/restauração de um Perfil/Usuário.
Faça o descrito na etapa "Registrando o novo usuário aos grupos dos recursos básicos (usado para reparar uma falha de permissão no dispositivo de som de um perfil)" e lembre-se... não deixe o chat logado apenas para pegar a presença.
Leo valeu por nos ensinar a pescar.

;-)

Nenhum comentário: