02/02/2010

Vírus em pendrives (flash drives)

Desde 2008 tenho sentido na pele, ou melhor na "pen", a praga que se alastrou pelos flash drives (pendrives, cartãoes de memórias de máqunas fotograficas e de celulares, MP3, MP4 e derivados).
Não vou entrar em detalhes da atuação e propagação desse vírus, pois vou falar sobre isso mais detalhadamente em outra postagem.
Mas é bom saber que uma pendrive infectada e uma pessoa desapercebida, são suficientes para infectar toda rede local.
Os sistemas Linux levam uma larga vantagem nesse aspecto, pois não sofrem os efeitos dessa e de outras pragas pois elas não são projetadas para a sua estrutura. Sendo assim, utilizaremos o Linux Educacional para "limpar" o flash drive.

Sem mais demora, conecte seu flash drive e monte-o.

Acesse pelo seu gerenciador de arquivos e delete qualquer arquivo que tenha extenção .EXE (que você desconheça) e o arquivo AUTORUN.INF (praga).
Pronto, seu flash drive esta "curado" até ser espetado em um computador contaminado novamente.

;-)

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo post, uma dica, crie uma pasta chamada Autorun.inf, pois da próxima vez que o pendrive for infectado não contaminará outras máquinas, mas ainda sim, contará o vírus no pendrive, daí é só realizar o procedimento descrito.

Eoil Jr disse...

Obrigado e valeu a dica Hudson.

Karen disse...

Olááa, espero que possa me ajudar..
Estou instalando uma maquina virtual com o LE3.0, mas pede usuario e senha, como eu ainsa estou instalando, nao existe nenhum!!! Tentei entrar como root, ou su, e nao deu certo tbm!!!
Vc pode me ajudar???

Eoil Jr disse...

Olá Kau.
Se for o usuário e senha solicitados no Passo 5 de 6 da Instalação, é uma etapa de registro e não de validação, ou seja, você vai definir o usuário e senha utilizado pelo primeiro usuário normal (não root).
Eu normalmente defino professor, tanto para usuário quanto para senha, devido ao público escolar. Mas voce pode definir o que desejar.
Espero ter ajudado.