11/09/2008

Máquina Virtual

Como rodar Linux Educacional dentro do Windows sem nenhum risco? Como essa distribuição não dispõem, ainda, de um live CD, Máquina Virtual é a resposta.
Utilizar uma Máquina Virtual é uma saída para quem quer utilizar o Linux Educacional, mas não quer perder seu Windows.
O uso da Máquina Virtual não apresenta riscos para o sistema principal, pois não altera nenhuma característica no Boot nem no sistema de arquivos do disco rígido, como o Dual Boot.
Nesse exemplo utilizarei como máquina Virtual o programa Virtual Box, que possui instaladores específicos para cada sistema. Descreverei a instalação da versão para windows.

Após o download da versão específica para windows, inicia-se a instalação, respondendo todos os campos que forem solicitados.

Ao abrir o Virtual Box, escolha Novo como mostra na figura abaixo:

Agora na tela "Nome da MV e Tipo de Sistema", coloque o nome que desejar, e escolha a opção Debian (Linux Educacional 1.0 e 2.0) ou Ubuntu (Linux Educacional 3.0).

Defina a quantidade de memória RAM para a máquina virtual vai dispor para rodar o novo sistema. Se seu computador possui pelo menos 512MB, recomendo que disponibilize a metade (256MB) para a máquina virtual.

Para o Disco Rígido, escolha a opção Novo (E)...

Opte por usar uma Imagem dinamicamente expansível, dessa forma o espaço utilizado pelo novo sistema será aumentado conforme seu uso. Ou Imagem de tamanho fixo, que mesmo não sendo todo utilizado pelo novo sistema não será disponível para o sistema Básico (hospedeiro).

Independente da escolha acima, será necessário definir o local e o tamanho do Disco Rígido. Para a distribuição do Linux Educacional 1.0 ou 2.0 básicos (sem DVD Escola, hinos, Rived e Obras de Domínio Público) 8GB é suficiente, caso queira complementar com o Conteudo do MEC, será necessário 40GB.

Quando retornar a janela do "Disco Rígido Virtual" clique em Next
A próxima janela é apenas um "Sumário" com os dados anteriormente especificados. Clique Finish.
A máquina Virtual já está criada, mas ainda falta instalar o sistema operacional.

Selecione a máquina que você acabou de criar e clique em Configurações, para fazer os últimos ajustes, como definir o CD/DVD para poder instalar o sistema operacional.

Selecione CD/DVD-ROM na lista da esquerda, marque a caixa Montar Drive de CD/DVD, por padrão a primeira opção Drive de CD/DVD do Hospedeiro já é marcada.
Se você já dispõem de um CD com a instalação do Linux Educacional, basta inserí-lo no drive e ele estará disponível para a máquina virtual.

Caso você não tenha o CD de instalçação, pode-se conseguir os arquivos ISO das versões do Linux Educacional no Webeduc, não é necessário expandir a ISO para o CD. Escolha a opção Arquivo de Imagem ISO e clique no ícone da direita.

Clique em Acrescentar, para carregar o arquivo ISO.

Selecione o arquivo baixado do webeduc e clique Abrir.

O último passo é fazer com que a máquina virtual de boot pelo "CD".
Selecione a máquina virtual e clique em Iniciar, e fique teclando F12 até apareça a tela de Seleção temporária do dispositivo de boot (a seguir).

Para dar o boot pelo CD-ROM, tecle C, e prossiga com a instalação do Linux Educacional normalmente.
Na próxima vez em que a máquina virtual for reiniciada o boot será dado pelo HD virtual

Uma dica: não é necessário desligar a máquina virtual como se fosse um PC normal, épossível pausar e salvar seu estado, semelhante ao recurso Hibernar do PC normal. Dessa maneira o sistema estará disponível rapidamente.

O ponto fraco de se usar máquinas virtuais, é o uso compartilhado de alguns recursos como memória RAM, espaço do disco rígido e banda de conexão com a internet.
Com 512MB de RAM na máquina real, já quebra um galhão para testar o novo sistema (256MB para cada sistema), com 1GB de RAM dá para rodar confortavelmente 2 sistemas (512MB para cada sistema).

8 comentários:

creni disse...

O VirtualBox apresenta o seguinte erro quando fecho e ligo novamente a máquina virtual:
“Falha ao iniciar a máquina virtual Linux educacional.
The virtual machine coud not be started because the DVD image ‘D:\Linuxeducacional_2.1iso’ which is attached to it could not be found or couldo not be opened. Please detach the image and try again.

Código de Resultado: E_FAIL (0x80004005)
Componente: Console
Interface: IConsole {d5a1cbda-f5d7-4824-9afe-d640c94c7dcf}

Aí não funciona. Só funciona fazendo nova reinstalação. Alguém pode me ajudar???

Eoil Jr disse...

Olá Creni,
Desculpa pela demora para te responder.
A mensagem ta dizendo que o seu arquivo de imagem ISO que está marcada para ser carregada apartir da unidade D, não foi encontrada.
--> remova a referência do arquivo ISO, em Configurações > CD/DVD-rom > Drive de CD/DVD do Hospedeiro (marque essa opção);
Acredito que isso solucione o seu problema, se não solucionar me avise novamente, para trocarmos por e-mail alguma outra solução.
Um abraço.

claudio disse...

oi companheiro, estou com um probleminha, ao clicar para instalar o virtualbox o mesmo me inform aque a versão não é compativel, eu utilizo win xp so3 versão 2002.

Eoil Jr disse...

Oi Claudio, eu também utilizo o XP SP3 2002 (Profissional ou Home, tanto faz), e para mim instalou sem problemas.
Pode ser que a vesão do VirtualBox do link direto para download que estava disponível na postagem (versão 2.0.2), não seja compatível, a versão mais atual é a 2.1.0.
Mas se você mandar um print screen do erro, eu posso ajudar melhor.
Espero ter ajudado.

Eduardo disse...

Gostei do comentário sobre o fato de a máquina virtual não representar risco para o sistema principal...desculpem, mas não pude deixar de pensar momentaneamente, que o rwindows representa um risco em sí mesmo!!

TecnicoJampa disse...

Pessoal,

Tenho um notebook instalado o Linux Educacional 3.0 a pergunta é: seria possivel instalar o Windows XP em dual boot ou de alguma outra forma que não necessite o cd do Linux, pois não venho no notebook nenhum cd de instalação e não posso alterar o sistema de arquivos e programas que ja veio no notebook.

Grato desdee ja

MSN: tecnicojampa@hotmail.com

Willian disse...

Boa Tarde

Trabalho em um laboratório de informatica da rede estadual-SC e estou tentando criar uma maquina virtual no linux educacional 3, mas estou encontrando problemas.
Já postei na Comunidade Linux ed e até agora ninguem respondeu
o link é este:
http://linuxeducacional.com/mod/forum/discuss.php?d=1610

Desde já agradeço
qualquer problema me envie um e-mail > salatieebhenriques@sed.sc.gov.br

Willian disse...

Finalmente consegui resolver o problema. Como sempre a maneira mais simples é a que dá certo



Entrei no Baixaki e baixei o arquivo .RUN para o Desktop

Depois no Terminal:

su >depois ele pede a senha

#cd Desktop;

#chmod +x "nomedoarquivo" > (sem as aspas)

#./ "nomedoarquivo" > (ponto barra nomedoarquivo sem aspas)

Agora é só aguardar a instalação

Esse foi o unico jeito que consegui fazer tudo funciona