Atualizado em 23/07/09
Dando seqüência à postagem Restrição de acesso à sites inadequados, vou mostrar como configurar o arquivos hosts no Linux Educacional 1.0 e 2.0.
O arquivo hosts serve para interpretar os nomes dos sites, caso ele encontre uma referência nesse arquivo ele não solicitará ao DNS (Domain Name System).
Em outras palavras, é como dizer ao navegador que o endereço www.siteinadequado.com.br tem IP (Internet Protocol) 0.0.0.0, ou seja, desconhecido.
Na prática, usamos o seguinte comando (logado como root):
# echo '0.0.0.0 www.siteinadequado.com.br' >> /etc/hosts
Pronto, o comando acima acaba de bloquear o site acrescentando o conteúdo entre as aspas simples ao final do arquivo hosts.
Os sites mais visados pelos administradores, criam constantemente maneiras alternativas para burlar os bloqueios, uma eterna briga de gato e rato.
Fiz um script (bloquear) para facilitar um pouco meu trabalho, ele repete o comando descrito anteriormente com algumas variações para acelerar o bloqueio e antever algumas alternativas.
6 comentários:
Eoil tudo bem usar Hosts mas no Linux é muito mais fácil rápido e prático usar o add on do firefox: blocksite.
Digita isso no google e abra o primeiro link.
estando no firefox ou no iceweasel, é só baixar e instalar.
Ele fica nos complementos do navegador. è só configurar uma senha e bloquear ou desbloquear os sites desejados em uma interface gráfica muito simples e em português.
ps: Não me lembro de ter te visto em Santa catarina na semana passada!
Tudo bem, altair, mas como bloquear então o acesso aos complementos? O cara que conhece os navegadores iceweasel ou firefox vai saber que pelo acesso aos complementos dá pra desativar o programa. E aí?
Você não viu ele dizer que é só adicionar uma senha para bloquear o acesso aos complementos?
Você não viu ele dizer que é só adicionar uma senha para bloquear o acesso aos complementos?
Vc usou o complemento pra ta falando? Ele coloca uma senha para bloquear os sites sim.
Mas não coloca senha na hora de remover ele por isso não vale a pena usa-lo.
Severino ou amigos de passagem, por favor me salve, instalei o Debian 7.0 weezy ultima versão mas não tem a pasta do hosts dentro do etc, como eu consigo este arquivo?
Postar um comentário