23/10/2009

Terminal root

Atualizada em 08/02/2012

Na Versão 2.0 do Linux Educacional distribuída pelo MEC, praticamente todos, depois de algum tempo de uso surge um problema de carregamento do Ambiente Gráfico.
A solução é uma manutenção realizada pelo usuário root, que só pode ser feita via terminal, pois o konsole só pode ser acessado de dentro do Ambiente Gráfico o que nesse caso não é possível.
Para não causar confusão com outra postagem sobre konsole root, vou mostra nesta como logar um TERMINAL root.
Este procedimento pode ser feito a qualquer momento, não é necessário que o problema citado acima ocorra para que você tenha que usar essa função.

Pressione simultaneamente Ctrl+Alt+F1 sua tela sairá do Ambiente Gráfico e ficará preta com a mensagem da figura abaixo:

Nesse exemplo "linux-educacional" é o nome da máquina, por isso pode variar.

Para as versões 1, 2 e 3 do Linux Educacional

Digite root e tecle enter, será solicitada a senha (Password) do usuário root, como mostra a figura abaixo:


ATENÇÃO nessa parte, durante a digitação da senha, nada será exibido na tela, mas o computador esta registrando todos seus toques no teclado. Basta digitar a senha e teclar enter que uma mensagem semelhante à imagem abaixo será exibida:
Para usuários do Linux Educacional, a senha pode ser conseguida entrando em contato com o NTE de sua região ou NTM de sua cidade.


Para a versão 4 do Linux Educacional

Digite professor e tecle enter, será solicitada a senha (Password) do usuário professor.

 ATENÇÃO nessa parte, durante a digitação da senha, nada será exibido na tela, mas o computador esta registrando todos seus toques no teclado. Basta digitar a senha e teclar enter


Digite sudo su e tecle enter.


 Redigite a senha do usuário professor.



Pronto você conseguiu acesso ilimitado ao sistema, mas MUITO CUIDADO, agora você pode comprometer o sistema se não souber o que está fazendo.

PS: Essa maneira de acessar o sistema pode ser usada por qualquer usuário registrado no sistema. A diferença e que usuários não pertencentes ao grupo root terão seu Prompt com o símbolo "$", já os pertencentes ao grupo root o símbolo é o "#".
;-)

Nenhum comentário: