Atualizada em 08/02/2012
Na Versão 2.0 do Linux Educacional distribuída pelo MEC, praticamente todos, depois de algum tempo de uso surge um problema de carregamento do Ambiente Gráfico.
A solução é uma manutenção realizada pelo usuário root, que só pode ser feita via terminal, pois o konsole só pode ser acessado de dentro do Ambiente Gráfico o que nesse caso não é possível.
Para não causar confusão com outra postagem sobre konsole root, vou mostra nesta como logar um TERMINAL root.
Este procedimento pode ser feito a qualquer momento, não é necessário que o problema citado acima ocorra para que você tenha que usar essa função.
Pressione simultaneamente Ctrl+Alt+F1 sua tela sairá do Ambiente Gráfico e ficará preta com a mensagem da figura abaixo:
Nesse exemplo "linux-educacional" é o nome da máquina, por isso pode variar.
Para as versões 1, 2 e 3 do Linux Educacional
Digite root e tecle enter, será solicitada a senha (Password) do usuário root, como mostra a figura abaixo:
ATENÇÃO nessa parte, durante a digitação da senha, nada será exibido na tela, mas o computador esta registrando todos seus toques no teclado. Basta digitar a senha e teclar enter que uma mensagem semelhante à imagem abaixo será exibida:
Para usuários do Linux Educacional, a senha pode ser conseguida entrando em contato com o NTE de sua região ou NTM de sua cidade.
Para a versão 4 do Linux Educacional
Digite professor e tecle enter, será solicitada a senha (Password) do usuário professor.
ATENÇÃO nessa parte, durante a digitação da senha, nada será exibido na tela, mas o computador esta registrando todos seus toques no teclado. Basta digitar a senha e teclar enter
Digite sudo su e tecle enter.
Redigite a senha do usuário professor.
Pronto você conseguiu acesso ilimitado ao sistema, mas MUITO CUIDADO, agora você pode comprometer o sistema se não souber o que está fazendo.
PS: Essa maneira de acessar o sistema pode ser usada por qualquer usuário registrado no sistema. A diferença e que usuários não pertencentes ao grupo root terão seu Prompt com o símbolo "$", já os pertencentes ao grupo root o símbolo é o "#".
;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário