23/11/2011

Atualizar o Firefox no Linux Educacional 4

Atualizada em 8/2/2012

Dizer que a Internet se atualiza muito rápido é até redundante. Como consequência dessa velocidade, manter os navegadores atualizados é uma necessidade e não um luxo ou neurose. Haja vista que muitos serviços da web (e-mails, blogs e compartilhamento de arquivos) verificam a versão de seu navegador e, se for o caso, solicitam que seja atualizado para a versão mais recente.
Um pequeno esclarecimento antes de continuar. Não mostrarei imagens desses passos para versões 1 e 2 do Linux Educacional, devido ao fato das escolas (da minha região) terem atualizado suas versões para a 3 e algumas para a 4.

Vamos ao que interessa. 

Primeiro é necessário logar o Ambiente Gráfico do root (execute os passos dessa postagem antes de prosseguir).

Agora, já logado como root, faça o download da versão mais recente em http://br.mozdev.org/download/ (atenção, o site detecta o sistema operacional que você está utilizando e direciona o download para o arquivo correto).

Após a conclusão do download, clique em Minha Pasta e acesse a pasta Download.

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo firefox-X.X... e escolha a opção Extrair arquivo aqui.


O resultado da Extração é a pasta firefox.





Abrirá o Gerenciador de Arquivos.


Maximize o Gerenciador de Arquivos.
Tecle Ctrl+L para editar a localização, clique sobre o botão Dividir (ou tecle F3) e novamente Ctrl+L.
Substitua a localização /root/ da esquerda por /usr/lib/firefox-3.6.16/ e a /root/ da direita por /root/Download/firefox/.

Screenshot antigo, no retângulo "2", leia-se /root/Download/firefox/
Clique na coluna de arquivos do lado direito (download) e tecle Ctrl+A (menu Editar > Selecionar tudo) para selecionar todos os arquivos e tecle Ctrl+C (menu Editar > Copiar) para copiar os arquivos.

Clique na coluna de arquivos do lado esquerdo (usr/lib) e tecle Ctrl+V (menu Editar > Colar) para colar/atualizar os arquivos do firefox. Uma janela de opções será aberta (figura abaixo da esquerda), clique em Gravar tudo dentro. Outra janela de opções será aberta (figura abaixo da direita), clique em Sobrescrever tudo.

Se correr tudo certo você verá a tela abaixo, com os arquivos modificados selecionados (lado esquerdo).

Depois de fechar o gerenciador de arquivos acesse o firefox, ele irá fazer algumas verificações nos componentes instalados anteriormente, recomendo atualizar quando necessário.
Pronto! Seu navegador está atualizado.

Lembre-se, para instalar futuras atualizações, basta repetir esses passos.

P.S.: Espero que com a atualização da postagem o problema de downdate para a versão 3.6.16 seja solucionado. Aguardo comentários se funcionou, pois não tive tempo de testar.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo de Matos disse...

Parabéns pelo blog, já me ajudou bastante, inclusive os scripts da barra de tarefas do linux 4, quanto a atualização do firefox no linux 4, finalizou corretamente, porém, certo tempo depois ele retorna para versão 4.6.24, por acaso aconteceu isso com vocês? estou fazendo testes aqui na minha VM com o LE 4 home.

Felipe Rafael disse...

Muito informativo...

Eoil Jr disse...

Olá Rodrigo, fiz uma atualização na postagem, mas não tenho certeza que solucione seu problema de retorno a versão antiga.
Se testares essa outra forma, por favor, relate aqui o resultado.

Solon X disse...

EXCELENTE!!