30/06/2008

Tutorias, manuais, dicas e truques sobre windows e linux educacional

Alguns assuntos como: tutorias, manuais, dicas e truques sobre windows e linux educacional, podem ser acessados pelos links laterais do blog.
(Alguns links podem não funcionar, pois os destinos apontam para fóruns)

Manual do APT (repositórios)

Gerenciamento de pacotes e serviços Linux

Entendendo e usando permissões no Linux 1/2

Entendendo e usando permissões no Linux 2/2

Como colocar maquinas(linux) em rede

Como instalar CmapTools no Linux

Como acessar Linux pelo Windows

Dicas básicas sobre Linux

Comandos do Shell

Bloqueio de sites (navegadores)

Bloqueio de sites (hosts)

Prof. com grande experiência em Linux Educacional

Muito material sobre Ubuntu

Computação Básica

25/06/2008

CD do Linux Educacional 1.0, 2.0 ou 3.0

Atualizado em 23/07/09

Para quem precisa instalar o Linux Educacional em alguma máquina diferente, das que podem ser restauradas pelos CDs/DVDs que acompanham os equipamentos, ou para os casos em que não se dispõem dessas mídias, a opção é realizar o download da imagem do CD de instalação. Chega de papo e vamos ao que importa.

O site para o download é o Webeduc do MEC, agora escolha qual das versões do Sistema Operacional deseja baixar (1.0, 2.0 ou 3.0) e faça o download.

O arquivo salvo é um arquivo do tipo imagem de CD (*.iso), um formato de compactação específico para gerar um CD pronto.
Para gravar esses arquivos é necessário programas queimadores de CD (ex: Nero), a opção de queima de dados do Windows XP, não funciona para expandir esse arquivo, ela apenas gravará o arquivo *.iso e não o seu conteúdo, que é o nosso objetivo.
Para expandir a ISO para o CD, siga os passos a seguir em 3 opções:

    1ª Opção: No Smart Nero, escolha a opção
    Fazer cópia depois clique em Gravar imagem no disco.

    2ª Opção: No NeroExpress, escolha a opção Imagem do disco ou projeto salvo.
    3ª Opção: No K3b do linux (Menu => Multimídia => K3b Queima de CD & DVD), escolha a opção Queimar imagem de CD...
Depois escolha o arquivo *.iso que você baixou do Webeduc e, com uma mídia de CD virgem na gravadora, clique em iniciar no K3b ou avance até a opção Gravar no Nero.

20/06/2008

Recuperar material do MEC do Linux Educacional 1.0 e 2.0

Compartilharei aqui uma maneira de recuperar os materiais do MEC, que já vem instalados.
Caso você tenha que reinstalar é possível faze-lo de maneira simples pelos DVDs que acompanha os equipamentos. ou pela ISO disponível no Webeduc.
Aí começa as complicações, a primeira é que só o servidor vem equipado com leitor de DVD e a segunda é que nem todos receberam estes DVDs.
É bom lembrar que todas as ações aqui descritas devem ser feitas como root.
Para recuperar o material é necessário instalar alguns pacotes com o seguinte comando no computador que tem o material do MEC e no que irá receber:

# aptitude install nfs-kernel-server kdenetwork-filesharing

Estes pacotes possibilitam e facilitam o "ambiente de rede" no Linux. Continuando, compartilhe a pasta /home/ConteudoMEC/, para isso siga o caminho:

Menu > Configurações > Internet & Rede > Compartilhamento de Arquivos

Depois de passar para o "Modo Administrador" tecle em Adicionar. Depois deixe a caixa igual ao modelo abaixo e tecle OK e na proxima janela OK novamente.



Para efetivar as alterações é necessário reiniciar o processo nfs-kernel-server, com o comando :

# /etc/init.d/nfs-kernel-server restart

É necessário saber o IP (inet end) do PC que será acessado (# ifconfig eth0 grep "inet end").



Crie os diretórios /home/ConteudoMEC/ e /tmp/ConteudoMEC/ (# mkdir /home/ConteudoMEC /tmp/ConteudoMEC) na maquina que vai receber.
Acesse o diretório compartilhado através do comando:

# mount -t nfs [IP do PC que será acessado]:/home/ConteudoMEC /tmp/ConteudoMEC

Basta copiar os arquivos do diretório /tmp/ConteudoMEC para o diretório /home/ConteudoMEC pelo comando:

# cp -r /tmp/ConteudoMEC/* /home/ConteudoMEC

Pronto!
Agora só falta os Menus, mas isso eu posto depois.

19/06/2008

Como rodar aplicativos Windows no Linux Educacional


Dica de Cristina Susana Diefenbach, colega de Campo Bom - RS.


Para rodar os aplicativos que vem em CDs de revistas e outros projetados para o sistema windows é necessário ter o pacote wine instalado. Em algumas distribuições este pacote é instalado por padrão, porém, no Linux Educacional 1.0 e 1.0 isso não acontece. Para instalar o pacote wine, siga os seguintes passos:
Digite a linha abaixo em um terminal logado como root:

# aptitude install wine

Tecle enter quando perguntado se deseja continuar.
Depois disso é só rodar o aplicativo que desejar, o wine se carrega e permite ao aplicativo rodar tranquilamente.
Caso seja necessário algum ajuste mais específico, como simular windows 95, ele pode ser feito pelo seguinte caminho:

Menu > Sistema > Wine configuration

Na aba "Applications" terá um campo "Windows Version", ali você escolhe o comportamento que seu aplicativo necessita.

02/06/2008

Repositorio Local para APT

Ufa!!!
Depois de muito rodar o google e vários fóruns atrás de informações sobre como configurar um repositório local para o APT, visando aliviar o uso da internet para atualizar ou reinstalar/atualizar o Linux Educacional sem conexão com internet, encontrei um material muito bom sobre o uso do APT (link).
Nele tem muito bem explicado como criar e utilizar o repositório local para o ATP (2.2. Como usar o APT localmente).
Esse manual foi produzido por Gustavo Noronha Silva, para o projeto Debian-BR.
Não vou resumir nem citar os comandos necessários aqui, eu estaria sendo no mínimo injusto.
Quem acessar o manual entenderá o motivo.

19/05/2008

Restrição de acesso à site inadequados

Vou colocar aqui ao lado nos links 2 maneiras de fazer esse bloqueio, através de funcionalidades nos navegadores mais utilizados (Internet Explorer e FireFox), e também através da edição do arquivo HOSTS.
Em ambos os casos, faz-se necessário conhecer o endereço que se quer bloquear, ou seu domínio.
Pela funcionalidade dos navegadores, é mais prático e você ainda pode limitar o acesso, através de senha, ao invés do bloqueio completo e irrestrito.
Pelos navegadores
Entretanto, a manipulação do arquivo hosts posibilita uma navegação mais rápida e prática no caso de se ter mais de um navegador instalado na máquina, porém você terá um pouco mais de trabalho se não está acostumado com edição de arquivos de sistemas.
É bom lembrar que para editar os arquivos Hosts, você precisa estar logado como adiministrador (windows) ou root (linux).
Pelo Hosts
Ambas as opções podem ser feitas tanto em linux quanto em windows, algumas peculiaridades como o local do arquivo HOSTS podem variar.
Mas uma dica é usar o IP inválido (0.0.0.0) e não o loopback (127.0.0.1) por velocidade e precausão.
Se preferir não receber a mensagem no navegador que o site não foi encontrado, você pode direcionar o domínio indesejado para o IP de um outro site. por exemplo: IP (200.176.3.142) Site (www.terra.com.br) e IP (200.221.8.150) Site (www.bol.com.br), para redirecionar o site do terra para o do bol, basta digitar assim em uma linha no arquivo hosts:
200.221.8.150 www.terra.com.br
Pronto, quando digitar na barrado navegador www.terra.com.br, será exibido o site do bol e não do terra. Resultado, você bloqueou o site e não recebeu a mensagem de site não encontrado.

12/05/2008

Alterando o "Nome da máquina" no Linux Educacional

Alterar o "Nome da máquina", é a primeira etapa para colocar as máquinas em rede.
Basta estar abrir o Terminal - Modo Super-usuário (Menu>Sistema>Mais Aplicativos), digitar a senha do root para liberar.
Agora no Shell - Konsole, digite: nano /etc/hostname e tecle enter.
Basta trocar o nome que aparece por padrão mec-linux pelo nome desejado.
Depois pressione Ctrl+X para sair, tecle S para salvar as alterações e Enter para confirmar a alteração.
Para finalizar, ainda no Konsole, digite: reboot e tecle Enter. Sei que no Linux, não é necessário reiniciar o computador para que as alterações tomem efeito, mas sim reiniciar apenas o processo. Porém essa alteração afeta mais de um processos, e para que todos sejam reiniciados, o reboot acaba sendo mais prático.
Quando o computador reiniciar já estará com o novo nome.

02/05/2008

Print Screen no Linux/Debian

Basta segurar a tecla CTRL quando for pressionar Print Screen, assim você terá capturado a área de trabalho inteira. Se preferir capturar apenas a janela ativa, mantenha o ALT pressionado ao invés do CTRL.
Depois basta abrir qualquer programa de imagem e usar o comando Colar.

No Linux Educacional, o Print Screen acima citado, não captura o Menu do KDE.
Para capturar os Menus pode utilizar-se o Gimp, que pode ser instalado com o seguinte comando:

# aptitude install gimp

O Gimp será instalado em Menu => Gráficos, agora com o Gimp carregado, basta seguir o caminho da ilustração abaixo:


Agora clique na opção Toda a Tela e defina quantos segundos o gimp vai esperar até capturar a tela e clique em Capturar.


Agora você tem o tempo que especificou na janela anterior, para posicionar o seu cursor na posição do Menu em que você deseja capturar.
O Gimp vai capturar e exibir em uma nova janela.
Para finalizar basta editar e/ou salvar sua imagem capturada.

À quem possa interessar...

Situação Atual:
Curso de Pós-graduação: ............................... CONCLUÍDO.
Familiarização com o Linux: ........................... INICIADO.
Interação on-line: ........................................... AGUARDANDO.

Novos Tarefas:
Cursos Sensibilização e Formação: ................. EM PROGRESSO.
Cursos de Capacitação em Linux: ................... AGUARDANDO.
Testes com o Linux Educacional 1.0 e 2.0: ....... INICIADO.

06/08/2007

Contagem regressiva

Faltando 8 semanas para a defesa do TCC, estou um pouco angustiado, pois pareço estar andando em círculos.
A Suzana minha orientadora está me ajudando dentro do possível, pois por falha minha, não tenho entrado muito em contatro com ela.
Sei que sou responsável pelas minhas escolhas. O curso sempre foi uma prioridade pra mim, mas tenho mais 2 empregos onde tambem tenho obrigações. Sei que estou pagando caro por minhas escolhas, por vezes passei por desleixado e desinteresado. Nessa reta final deixarei minhas outras responsabilidades e as desculpas de lado, e finalizarei o TCC com a qualidade que o Curso sempre nos cobrou.
Tenho o apoio de muitas pessoas, que me conhecem pessoalmente e que passaram a me conhecer tambem virtualmente, e não vou decepcioná-las.

09/07/2007

Gostinho de quero mais...

Em duas quartas-feiras seguidas apresentamos os trabalhos de alguns grupos para os professores dos turnos da tarde (27/06) e da noite (04/07) e depois discutimos a nossa parceria. Os professores puderam questionar os alunos sobre essa vivência e sobre como eles reagiram frente a essa maneir "diferente" de trabalhar.
Algumas professoras das séries iniciais, perguntaram sobre como poderiam fazer com turmas maiores, a respeito do comportamento e as conversas no laboratório de informática, do que seria possível ser trabalhado no computador, o papel da internet, se só poderia ser trabalhado no laboratório de informática, nossa tanta pergunta que vou deixar pra detalhar no TCC.
Uma amostra de como o nosso trabalho como futuros multiplicadores é importantíssimo e necessário.

26/06/2007

Bom sinal...

Hoje eu e a Roselene fomos falar com os alunos sobre a apresentação de amanhã para os professores do turno da tarde, depois de passarmos pela turma 82, quando saíamos da turma 81, a professora Natália, que estava com a turma naquele período, questionou-nos sobre a nossa vontade de realizar essa apresentação também para o turno da noite. Após conversarmos brevemente com a professora, optamos por fazer dia 4 de julho, pois nesse dia todos os professores deste turno estariam presentes.
Eu particularmente fiquei muito contente, pois terei uma quantidade maior de pontos de vista para enriquecer meu TCC.
Acredito que terei um material riquíssimo nas mãos, pois terei a opinião de professores de 3 modalidades de ensino (fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos).

19/06/2007

Boas notícias, dia 13/06 apresentamos alguns grupos para todos os professores do turno da manhã, depois que os alunos se retiraram, discutimos sobre PA, houve uma grande interação dos professores, tinha até uma professora que fez um relato de uma atividade que ela tinha feito, que era quase um PA. Agora vamos retornar semana que vem a pedido da Direção da Escola, o que achei surpreendente, para falar com os professores da Escola do turno da tarde.

Penso que já plantamos a semente, estamos na fase de regar a planta para que os frutos não demorem a aparecer, mas espero não ter estiagem após esse período, pois a planta pode morrer sem ter dado frutos.

Essas trocas com os professores da Escola, estão enriquecendo o meus TCC, que já está taxiando na pista, aprontando-se para decolar, assim que o tempo limpar.

04/04/2007

Complementando ...

Tenho um ponto de vista sobre o Orkut, acho uma ferramenta extremamente produtiva e com um potencial ainda pouco explorado. Sei que sou um pouco extremista em minhas idéias, mas vamos lá. Depois de refletir, estabeleci uma comparação que acredito exemplificar bem a minha visão sobre o assunto.
O Orkut poderia ser comparado a um automóvel???
Eu acredito que sim pois:
  • Ambos foram concebidos para facilitar nossa vida;
  • Ambos foram adaptados para nossa diversão;
  • Ambos podem ser utilizados para cometer crimes;
  • Ambos só podem ser usados por maiores de 18 anos.
Mas o que me espanta mais, é menores de 18 anos terem acesso a ambos. Seja com ou sem o consentimento dos responsáveis.
Quem já explorou o Orkut, sabe que não há restrições de conteúdos ou de linguagens, muito menos controle sobre acesso, além do login.
Não sou contra o Orkut, é apenas mais um exemplo da nossa "educação".

26/03/2007

Primeiro Contato

Surpreendente!
Para mim é a palavra que resume o meu primeiro dia de interação com os alunos e as professoras parceiras.
Surpreendente por saber que todos os 29 alunos da turma já tiveram contato com o computador, destes, 69% (20) usam freqüentemente o computador, 52% (15) têm e-mail e MSN, e 38% (11) possuem computador em casa.
Em tese, esses números tornariam mais fácil a familiarização com o ambiente dos projetos (wiki) e uma maior qualidade nas buscas e reflexões nos PAs. Ainda no começo da interação, quando levantei esses dados, perguntei quantos alunos da sala tinham Orkut, 48% (14) levantaram a mão.
E aí me questionei: "Qual o problema? Todo mundo tem!!!"
E vocês concordam com o meu questionamento????

19/03/2007

Expectativa ...

Desde o retorno as atividades do Curso tenho estado ansioso para iniciar a parceria na escola, talvez por ser uma experiência diferente, devido a metodologia, mas com um bom pressentimento, pois até agora tudo tem decorrido com tranqüilidade e dentro dos prazos.
Acredito que a parceria será muito proveitosa para todos, para nós cursistas, estaremos vivenciando a realidade da Escola; para os parceiros, será uma oportunidade de experimentar uma "nova metodologia" de maneira prática, diretamente na sua realidade, e não apenas em um curso meramente teórico, e para os alunos que poderão descobrir o "gosto" de construir o conhecimento.

15/12/2006

Tive que registrar essa

Durante a realização de uma das atividades do PROA07,

A máquina (computador) foi criada pelo homem para serví-lo, e ela é a única que não demonstra pré-conceito nem distinção para com quem a manipula.
O mais Irônico em tudo isso, é que essa característica não foi o homem que programou.

Eu ainda não acredito esse pensamento é meu, por isso estou registrando a autoria antes que alguém o faça. E tenho prova visual.

30/10/2006

Interação

Tenho interagido bastante através do MSN, pena que o e-proinfo não disponha de uma ferramenta como essa, sei que tem o e-Mensagens, mas ele não permite interagir ao mesmo tempo com os proas e o MSN deixa, então para registrar nossa participação a Maiangela envia nossas conversas por e-mail.
Como diz o ditado: Quem não tem cão caça com gato!!

23/10/2006

Tutores

Hoje estive em contato com a Tutora Mariangela, esse contato foi motivante e acolhedor, junto com a Tutora Vânia, elas me auxiliaram prontamente, acho que o trabalho delas está sendo exemplar. Tenho conversado com minhas colegas de grupo e todas têm elogiado bastante nossas tutoras.
Ogridado, Mariangela e Vânia, pela prontidão e eficiência, com que vocês tem nos auxiliado.

18/10/2006

PROA 06

Estou enfrentando um "Golias" nessa disciplina, talvez pelo atraso ou pela inaptidão em ler, mas espero ser como "Davi", e encarar de frente a adversidade.