30/06/2008
Tutorias, manuais, dicas e truques sobre windows e linux educacional
(Alguns links podem não funcionar, pois os destinos apontam para fóruns)
Manual do APT (repositórios)
Gerenciamento de pacotes e serviços Linux
Entendendo e usando permissões no Linux 1/2
Entendendo e usando permissões no Linux 2/2
Como colocar maquinas(linux) em rede
Como instalar CmapTools no Linux
Como acessar Linux pelo Windows
Dicas básicas sobre Linux
Comandos do Shell
Bloqueio de sites (navegadores)
Bloqueio de sites (hosts)
Prof. com grande experiência em Linux Educacional
Muito material sobre Ubuntu
Computação Básica
25/06/2008
CD do Linux Educacional 1.0, 2.0 ou 3.0
Para quem precisa instalar o Linux Educacional em alguma máquina diferente, das que podem ser restauradas pelos CDs/DVDs que acompanham os equipamentos, ou para os casos em que não se dispõem dessas mídias, a opção é realizar o download da imagem do CD de instalação. Chega de papo e vamos ao que importa.
O site para o download é o Webeduc do MEC, agora escolha qual das versões do Sistema Operacional deseja baixar (1.0, 2.0 ou 3.0) e faça o download.
O arquivo salvo é um arquivo do tipo imagem de CD (*.iso), um formato de compactação específico para gerar um CD pronto.
Para gravar esses arquivos é necessário programas queimadores de CD (ex: Nero), a opção de queima de dados do Windows XP, não funciona para expandir esse arquivo, ela apenas gravará o arquivo *.iso e não o seu conteúdo, que é o nosso objetivo.
Para expandir a ISO para o CD, siga os passos a seguir em 3 opções:
- 1ª Opção: No Smart Nero, escolha a opção
- Fazer cópia depois clique em Gravar imagem no disco.
- 3ª Opção: No K3b do linux (Menu => Multimídia => K3b Queima de CD & DVD), escolha a opção Queimar imagem de CD...

20/06/2008
Recuperar material do MEC do Linux Educacional 1.0 e 2.0
Caso você tenha que reinstalar é possível faze-lo de maneira simples pelos DVDs que acompanha os equipamentos. ou pela ISO disponível no Webeduc.
Aí começa as complicações, a primeira é que só o servidor vem equipado com leitor de DVD e a segunda é que nem todos receberam estes DVDs.
É bom lembrar que todas as ações aqui descritas devem ser feitas como root.
Para recuperar o material é necessário instalar alguns pacotes com o seguinte comando no computador que tem o material do MEC e no que irá receber:
# aptitude install nfs-kernel-server kdenetwork-filesharing
Estes pacotes possibilitam e facilitam o "ambiente de rede" no Linux. Continuando, compartilhe a pasta /home/ConteudoMEC/, para isso siga o caminho:
Menu > Configurações > Internet & Rede > Compartilhamento de Arquivos
Depois de passar para o "Modo Administrador" tecle em Adicionar. Depois deixe a caixa igual ao modelo abaixo e tecle OK e na proxima janela OK novamente.

Para efetivar as alterações é necessário reiniciar o processo nfs-kernel-server, com o comando :
# /etc/init.d/nfs-kernel-server restart
É necessário saber o IP (inet end) do PC que será acessado (# ifconfig eth0 grep "inet end").

Crie os diretórios /home/ConteudoMEC/ e /tmp/ConteudoMEC/ (# mkdir /home/ConteudoMEC /tmp/ConteudoMEC) na maquina que vai receber.
Acesse o diretório compartilhado através do comando:
# mount -t nfs [IP do PC que será acessado]
Basta copiar os arquivos do diretório /tmp/ConteudoMEC para o diretório /home/ConteudoMEC pelo comando:
# cp -r /tmp/ConteudoMEC/* /home/ConteudoMEC
Pronto!
Agora só falta os Menus, mas isso eu posto depois.
19/06/2008
Como rodar aplicativos Windows no Linux Educacional
Dica de Cristina Susana Diefenbach, colega de Campo Bom - RS.
Para rodar os aplicativos que vem em CDs de revistas e outros projetados para o sistema windows é necessário ter o pacote wine instalado. Em algumas distribuições este pacote é instalado por padrão, porém, no Linux Educacional 1.0 e 1.0 isso não acontece. Para instalar o pacote wine, siga os seguintes passos:
Digite a linha abaixo em um terminal logado como root:
# aptitude install wine
Tecle enter quando perguntado se deseja continuar.
Depois disso é só rodar o aplicativo que desejar, o wine se carrega e permite ao aplicativo rodar tranquilamente.
Caso seja necessário algum ajuste mais específico, como simular windows 95, ele pode ser feito pelo seguinte caminho:
Menu > Sistema > Wine configuration
Na aba "Applications" terá um campo "Windows Version", ali você escolhe o comportamento que seu aplicativo necessita.

02/06/2008
Repositorio Local para APT
Depois de muito rodar o google e vários fóruns atrás de informações sobre como configurar um repositório local para o APT, visando aliviar o uso da internet para atualizar ou reinstalar/atualizar o Linux Educacional sem conexão com internet, encontrei um material muito bom sobre o uso do APT (link).
Nele tem muito bem explicado como criar e utilizar o repositório local para o ATP (2.2. Como usar o APT localmente).
Esse manual foi produzido por Gustavo Noronha Silva, para o projeto Debian-BR.
Não vou resumir nem citar os comandos necessários aqui, eu estaria sendo no mínimo injusto.
Quem acessar o manual entenderá o motivo.
19/05/2008
Restrição de acesso à site inadequados
Em ambos os casos, faz-se necessário conhecer o endereço que se quer bloquear, ou seu domínio.
Pela funcionalidade dos navegadores, é mais prático e você ainda pode limitar o acesso, através de senha, ao invés do bloqueio completo e irrestrito.
Pelos navegadores
Entretanto, a manipulação do arquivo hosts posibilita uma navegação mais rápida e prática no caso de se ter mais de um navegador instalado na máquina, porém você terá um pouco mais de trabalho se não está acostumado com edição de arquivos de sistemas.
É bom lembrar que para editar os arquivos Hosts, você precisa estar logado como adiministrador (windows) ou root (linux).
Pelo Hosts
Ambas as opções podem ser feitas tanto em linux quanto em windows, algumas peculiaridades como o local do arquivo HOSTS podem variar.
Mas uma dica é usar o IP inválido (0.0.0.0) e não o loopback (127.0.0.1) por velocidade e precausão.
Se preferir não receber a mensagem no navegador que o site não foi encontrado, você pode direcionar o domínio indesejado para o IP de um outro site. por exemplo: IP (200.176.3.142) Site (www.terra.com.br) e IP (200.221.8.150) Site (www.bol.com.br), para redirecionar o site do terra para o do bol, basta digitar assim em uma linha no arquivo hosts:
200.221.8.150 www.terra.com.br
Pronto, quando digitar na barrado navegador www.terra.com.br, será exibido o site do bol e não do terra. Resultado, você bloqueou o site e não recebeu a mensagem de site não encontrado.
12/05/2008
Alterando o "Nome da máquina" no Linux Educacional
Basta estar abrir o Terminal - Modo Super-usuário (Menu>Sistema>Mais Aplicativos), digitar a senha do root para liberar.
Agora no Shell - Konsole, digite: nano /etc/hostname e tecle enter.
Basta trocar o nome que aparece por padrão mec-linux pelo nome desejado.
Depois pressione Ctrl+X para sair, tecle S para salvar as alterações e Enter para confirmar a alteração.
Para finalizar, ainda no Konsole, digite: reboot e tecle Enter. Sei que no Linux, não é necessário reiniciar o computador para que as alterações tomem efeito, mas sim reiniciar apenas o processo. Porém essa alteração afeta mais de um processos, e para que todos sejam reiniciados, o reboot acaba sendo mais prático.
Quando o computador reiniciar já estará com o novo nome.
02/05/2008
Print Screen no Linux/Debian
Depois basta abrir qualquer programa de imagem e usar o comando Colar.
No Linux Educacional, o Print Screen acima citado, não captura o Menu do KDE.
Para capturar os Menus pode utilizar-se o Gimp, que pode ser instalado com o seguinte comando:
# aptitude install gimp
O Gimp será instalado em Menu => Gráficos, agora com o Gimp carregado, basta seguir o caminho da ilustração abaixo:

Agora clique na opção Toda a Tela e defina quantos segundos o gimp vai esperar até capturar a tela e clique em Capturar.

Agora você tem o tempo que especificou na janela anterior, para posicionar o seu cursor na posição do Menu em que você deseja capturar.
O Gimp vai capturar e exibir em uma nova janela.
Para finalizar basta editar e/ou salvar sua imagem capturada.
À quem possa interessar...
Curso de Pós-graduação: ............................... CONCLUÍDO.
Familiarização com o Linux: ........................... INICIADO.
Interação on-line: ........................................... AGUARDANDO.
Novos Tarefas:
Cursos Sensibilização e Formação: ................. EM PROGRESSO.
Cursos de Capacitação em Linux: ................... AGUARDANDO.
Testes com o Linux Educacional 1.0 e 2.0: ....... INICIADO.
06/08/2007
Contagem regressiva
A Suzana minha orientadora está me ajudando dentro do possível, pois por falha minha, não tenho entrado muito em contatro com ela.
Sei que sou responsável pelas minhas escolhas. O curso sempre foi uma prioridade pra mim, mas tenho mais 2 empregos onde tambem tenho obrigações. Sei que estou pagando caro por minhas escolhas, por vezes passei por desleixado e desinteresado. Nessa reta final deixarei minhas outras responsabilidades e as desculpas de lado, e finalizarei o TCC com a qualidade que o Curso sempre nos cobrou.
Tenho o apoio de muitas pessoas, que me conhecem pessoalmente e que passaram a me conhecer tambem virtualmente, e não vou decepcioná-las.
09/07/2007
Gostinho de quero mais...
Algumas professoras das séries iniciais, perguntaram sobre como poderiam fazer com turmas maiores, a respeito do comportamento e as conversas no laboratório de informática, do que seria possível ser trabalhado no computador, o papel da internet, se só poderia ser trabalhado no laboratório de informática, nossa tanta pergunta que vou deixar pra detalhar no TCC.
Uma amostra de como o nosso trabalho como futuros multiplicadores é importantíssimo e necessário.
26/06/2007
Bom sinal...
Hoje eu e a Roselene fomos falar com os alunos sobre a apresentação de amanhã para os professores do turno da tarde, depois de passarmos pela turma 82, quando saíamos da turma
Eu particularmente fiquei muito contente, pois terei uma quantidade maior de pontos de vista para enriquecer meu TCC.
Acredito que terei um material riquíssimo nas mãos, pois terei a opinião de professores de 3 modalidades de ensino (fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos).
19/06/2007
Boas notícias, dia 13/06 apresentamos alguns grupos para todos os professores do turno da manhã, depois que os alunos se retiraram, discutimos sobre PA, houve uma grande interação dos professores, tinha até uma professora que fez um relato de uma atividade que ela tinha feito, que era quase um PA. Agora vamos retornar semana que vem a pedido da Direção da Escola, o que achei surpreendente, para falar com os professores da Escola do turno da tarde.
Penso que já plantamos a semente, estamos na fase de regar a planta para que os frutos não demorem a aparecer, mas espero não ter estiagem após esse período, pois a planta pode morrer sem ter dado frutos.
Essas trocas com os professores da Escola, estão enriquecendo o meus TCC, que já está taxiando na pista, aprontando-se para decolar, assim que o tempo limpar.04/04/2007
Complementando ...
O Orkut poderia ser comparado a um automóvel???
Eu acredito que sim pois:
- Ambos foram concebidos para facilitar nossa vida;
- Ambos foram adaptados para nossa diversão;
- Ambos podem ser utilizados para cometer crimes;
- Ambos só podem ser usados por maiores de 18 anos.
Quem já explorou o Orkut, sabe que não há restrições de conteúdos ou de linguagens, muito menos controle sobre acesso, além do login.
Não sou contra o Orkut, é apenas mais um exemplo da nossa "educação".
26/03/2007
Primeiro Contato
Para mim é a palavra que resume o meu primeiro dia de interação com os alunos e as professoras parceiras.
Surpreendente por saber que todos os 29 alunos da turma já tiveram contato com o computador, destes, 69% (20) usam freqüentemente o computador, 52% (15) têm e-mail e MSN, e 38% (11) possuem computador em casa.
Em tese, esses números tornariam mais fácil a familiarização com o ambiente dos projetos (wiki) e uma maior qualidade nas buscas e reflexões nos PAs. Ainda no começo da interação, quando levantei esses dados, perguntei quantos alunos da sala tinham Orkut, 48% (14) levantaram a mão.
E aí me questionei: "Qual o problema? Todo mundo tem!!!"

19/03/2007
Expectativa ...
Acredito que a parceria será muito proveitosa para todos, para nós cursistas, estaremos vivenciando a realidade da Escola; para os parceiros, será uma oportunidade de experimentar uma "nova metodologia" de maneira prática, diretamente na sua realidade, e não apenas em um curso meramente teórico, e para os alunos que poderão descobrir o "gosto" de construir o conhecimento.
15/12/2006
Tive que registrar essa
A máquina (computador) foi criada pelo homem para serví-lo, e ela é a única que não demonstra pré-conceito nem distinção para com quem a manipula.
O mais Irônico em tudo isso, é que essa característica não foi o homem que programou.
Eu ainda não acredito esse pensamento é meu, por isso estou registrando a autoria antes que alguém o faça. E tenho prova visual.

30/10/2006
Interação
Como diz o ditado: Quem não tem cão caça com gato!!
23/10/2006
Tutores
Ogridado, Mariangela e Vânia, pela prontidão e eficiência, com que vocês tem nos auxiliado.